17 de fev. de 2011

Resenha: Celso Cunha (Advérbio)

CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. In: __________. Advérbio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Resenhado por: Sérgio Ventura, aluno do curso de Linguística e Língua Portuguesa, na Universidade Estácio de Sá.
Advérbios
O advérbio é fundamentalmente um modificador do verbo. Mas pode reforçar o sentido de um adjetivo, advérbio ou mesmo uma oração. Na classificação dos advérbios, a NGB distingue as seguintes espécies: advérbios de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo; e a NGP (Nomenclatura Geral Portuguesa), acrescenta os advérbios de ordem, exclusão e designação. Há também os advérbios interrogativos de causa, lugar, modo, e tempo. Os advérbios formam locução adverbial quando uma preposição se associa a um substantivo, adjetivo ou um advérbio. Não se descarta associações mais complexas de locuções adverbiais. Essas locuções podem ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo. Os advérbios são passíveis de gradação, principalmente os de modo, em grau comparativo e superlativo. Algumas palavras com valor semântico de advérbio são enquadradas nos seguintes termos: inclusão, exclusão, designação, realce, retificação, situação, palavras as quais a NGB classifica como denotativas por que não modificam o verbo, adjetivo ou mesmo advérbio.

Resenha: Rocha Lima (Advérbios)

LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1992. p. 174-177.

Resenhado por: Sérgio Ventura, aluno do curso de Linguística e Língua Portuguesa, na Universidade Estácio de Sá.

Rocha lima conceitua que o advérbio serve para expressar as várias circunstâncias que cercam o significado do verbo. Mas preceitua que o mesmo pode ocorrer com os adjetivos e os próprios advérbios. Desses advérbios lista suas espécies: advérbios de dúvida, intensidade, lugar, modo e tempo. Os advérbios também se juntam para formar a locução adverbial. Em sua classificação, separa os advérbios em relativos e interrogativos. O primeiro ocorre em orações adjetivas e são estes advérbios, onde, quando e como. O segundo ocorre nas perguntas diretas e indiretas, palavras como onde, quando, como, porque, que denotam respectivamente, lugar, tempo, modo, causa. Rocha Lima considera que palavras e locuções que indiquem afirmação, negação, exclusão, inclusão, avaliação, retificação, designação, não se podem considerar advérbios por não exprimirem nenhuma circunstância. Os advérbios também variam em grau, empregando-se no comparativo e no superlativo.

Resenha: Gramática

NEVES, Maria H. M. Gramática de usos do português. In: ___________. Advérbios. São Paulo: Editora UNESP, 2000. PP. 321-282

Resenhado por: Sérgio Ventura, aluno do curso de Linguística e Língua Portuguesa, na Universidade Estácio de Sá.

O advérbio do ponto de vista morfológico é uma palavra invariável. Mas existe suas exceções, a modo da gramática tradicional, os chamados quantificadores (que variam em grau). O advérbio do ponto de vista sintático funciona como satélite de um núcleo verbal, adjetival ou adverbial. Maria Helena estende essa função aos numerais, substantivos, pronomes e conjunções. O advérbio também é periférico no enunciado e no discurso, incidindo sobre uma oração, proposição ou enunciado. Os advérbios semanticamente subclassificam-se em modificadores e não modificadores, estes podem ser os advérbios de modo, intensidade, modalizadores, delimitadores, deônticos e afetivos. Já os não-modificadores, podem ser os advérbios de afirmação, negação, circunstanciais de tempo e lugar, inclusão, exclusão, verificação e juntivos de valor anafóricos de contraste ou conclusão. Maria Helena dá ênfase especial aos advérbios de modo e aos modalizadores, nas suas classificações sintático-semânticas. Os advérbios de modo podem ser anafóricos, catafóricos ou interrogativos. Os modalizadores há entre os principais, os epistêmicos e os delimitadores. Esses distribuem-se entre os sintagmas adjetivo, verbal, nominal, pronominal e adverbial; com advérbio posposto, anteposto ou intercalado; em início de enunciado ou final de enunciado. Sobre os advérbios circunstanciais, além dos já conhecidos da gramática tradicional, Maria Helena, fala sobre os traços semânticos dos advérbios de lugar e tempo, subclassificando-os em situação, percurso, origem e direção, para o primeiro, e em tempo, aspecto, situação, duração e freqüência, para o segundo. Os advérbios também funcionam como coordenativos, ou seja, têm função juntiva e atuam no plano semântico discursivo.

Os aspectos do advérbio elaborados pela autora diferem muito dos abordados pelas gramáticas normativas consultadas, de Bechara, Celso Cunha e Rocha Lima, que trazem um conjunto limitado de explicações para esse assunto. Vê-se claramente que a intenção dos normativistas é preservar as definições da sintaxe e morfologia, não entrando nesse conjunto, diferentemente da gramática de Maria Helena, as definições e análises com base na semântica discursiva, morfossintaxe e gramática gerativa. Devido ao grande número de tópicos e exemplos auferidos pela autora não foi possível ilustrá-los para melhor compreensão dos tópicos relacionados, mas sugere-se uma leitura atenta desses que viabilizarão um melhor entendimento gramatical e eficazes aplicações em sala de aula.

14 de fev. de 2011

Por favor "Pax Vobis" (Rodrigo Varanda)

Depois do fogo "Pax Vobis" (Rodrigo Varanda).

Pax Vobis - As luzes dos outros quartos.

Música da Pax Vobis.

Do que você tem medo? Por quais tipos de medo somos afligidos?

 

medoTodos, na vida, temos medo de algo ou alguém. Na infância, do bicho papão, do homem do saco e/ou do lixeiro, e por aí vai… São os medos que os pais criam para nos forçar a fazer as coisas que eles querem. Depois da infância, passamos a ter medo de não sermos escolhidos para jogar naquele time de futebol, basquete, dança, etc. Temos medo de sermos o último a beijar dentre a “galera”, e, também, do valetão da escola ou da rua, entre outros tantos. Pois bem! Quando chegamos à adolescência, o que deveria ser o fim dos medos, só se prolonga, e, continua, entrentanto, a saga dos medos: não tirar boas notas na escola, na faculdade, não saber conquistar aquele gato(a) especial; meninas que querem transar, mas evitam, com receio de engravidar, os meninos amedrontados em não se sairem bem na primeira vez… e lá se vão seguindo os medos! Então, finalmente, quando chegamos à fase adulta, e quando não deveriámos temer mais nada, outros piores medos surgem: não conseguir uma boa profissão, não ter um ótimo emprego, ou perder o emprego medíocre que já temos, - digam-me quando termina isso -, ah! E ainda tem, para as mulheres, o medo de ficarem “encalhadas”, de não terem filhos e formarem uma família. Tendo em vista que a sociedade obriga-nos a ter essas coisas, e se, por algum infortúnio, causa natural ou sina familiar, não a temos, todos começam a olhar-nos com certo estranhamento, como, por exemplo, hoje, dia em que, deveras, fiquei “superhipermega” constrangida quando fazia as minhas aulas de moto e fui descoberta. Ouvi algo que me desconsertou bastante: um certo instrutor dizer: "nossa!!! com essa idade!? sem filhos, sem marido? E “blablabla...”. "Fiquei com medo… aterrorizada! E tive certeza que o medo faz parte da nossa vida inteira... mas fiquei me perguntando: “por que tenho que ser igual aos outros? Por MEDO?!!!

Sueli Gomes