2 de jul. de 2011

Aluno e Avaliação.

O segredo do sucesso para um aluno é autoavaliar-se constantemente. Há alunos que, no momento em que estão sendo avaliados em sala de aula, em virtude de uma prova, consultam-se uns aos outros sempre; não adiantando ao professor pedir-lhes que respeitem a individualidade das avaliações; É-lhes tão somente pedido que reflitam sobre quem está avaliando quem. Quando não, demonstram o medo de uma nota negativa que os faz corromper seus próprios espíritos. Eles negam suas próprias capacidades ao consultarem um material de suporte contrário às regras da avaliação proposta. Estão cegos, e não importa o quanto se lhes chama à atenção, só vêem a necessidade do saldo positivo de uma nota auferida a baixo custo: a trapaça. Em regra, os alunos se põem a sonhar que são os super-homens, e que não podem ser derrotados pela sua criatividade em burlar os métodos avaliativos; mas esquecem que o sonho não contempla a vida real. No dia em que acordarem, não terão engendrado nenhum recurso disponível que possa enganar os seus avaliadores. Só aí, verão que estão sendo avaliados pelo que são e não pelo que sonharam ser. Será nessa hora que suas faculdades serão testadas; a criptonita será lançada, e ficará apto aquele que nunca teve a ilusão do super-homem. Para fazer-se ser, basta olhar-se no espelho e dizer para a imagem refletida: "eu posso, eu quero"; só assim, garantir-se-á o locutor o estímulo necessário para se autorealizar.
Quando um aluno recebe o "feedback" de sua avaliação, terá na conta a qualidade do seu desempenho que, se negativa ou positiva, intenta desenvolver nele uma atitude de promover suas habilidades. A ideia é sempre potencializar e desafiar os limites de suas faculdades. Não se pode querer estagnar numa zona de conforto: "uso 10% da minha inteligência, e só isso me basta para viver". Essa ideia é aterrorizante, pois trabalha a involução psicológica do homem. E todos sabem que o homem foi programado para evoluir; nesse caso,o aluno também.
Todo professor entende os motivos que levam os alunos a fraudar sua própria psiquê: uns têm muito trabalho e mal reservam tempo para aproveitar as oito horas de sono recomendadas pelos médicos, por isso justificam a sua total falta de cooperação e obrigação às recomendações passadas pelo professor de estudar, não só dentro, como, também, fora da instituição de ensino; outros crêem que não há razão alguma para dedicar-se aos estudos, sendo o mais importante a aquisição de um certificado que lhes garantirá um acesso fácil ao mercado de trabalho. - Tal ingenuidade é tão forte que, se fosse essa a solução, por que não comprarem logo um certificado? Ficaria muito mais rentável, quanto ao tempo e dinheiro aplicados -. O aluno investe muito tempo no seu ensino: sai de casa, enfrenta intempéries, e faz de tudo para chegar à sua instituição. No começo, demonstrando certa ganância pelo aprendizado; depois, esquecendo o motivo de sua existência no espaço de ensino, e que o objetivo de sua presença é aprender a aprender, a todo o custo, mesmo que sacrificando algumas horas do sono, ou outras do trabalho, ou outras do lazer; e se refazer como indivíduo que se permite moldar pelos ditames do seu código genético: a evolução.
O professor pode descambar à ignorância quando vê o seu trabalho desmerecido, depois de todo o seu esforço aplicado há anos de comprometimento com a aquisição de conhecimento e de seu compartilhamento. Ele tenta de tudo para promover sempre o fomento e a qualidade dos seus ensinamentos, mas pode, por todos os estimulos negativos enviados pelos alunos, desenvolver um certo bloqueio, um travamento psicológico que o faz parar, simplesmente, de evoluir. Quando isso acontece, a teoria do dominó entra em ação e tudo o mais começa a perder a qualidade: o professor, o aluno, a instituição.
 
Sérgio Ventura.

1 de jun. de 2011

Poeta esquecida.

rosa_no_chaoSou poeta esquecida, pisoteada pelo amor; ignorada pela vida. Sou poeta esquecida: sem inspiração e anseio. Sou poeta esquecida e a parte negra da vida: socorrida pela tristeza e acompanhada pela solidão. Sou tudo sem significado; insignificante, sou toda. Sou poeta esquecida, jogada à maré alta de desilusões. Sou poeta esquecida, feliz com todos, mas vivo sem ninguém; meu amigo é a saudade e meu companheiro de estrada é a solidão. Sou poeta esquecida, porém feliz com a vida. Ando e não sou notada; nada devo a ninguém, e a mim ninguém jamais cobrará. Sou poeta esquecida pelo amor e inspirada pela dor; meus caminhos são limpos e por ninguém foram traçados; minha caminhada, sei onde vai dar; meus pés estão limpos porque nem poeira na minha estrada encontrei. Meu destino é Deus; meu objetivo, a felicidade. Sou poeta esquecida pela humanidade cruel, e por isso descanso nas graças de meu pai celestial. Esquecida, sou poeta.

Ana Maria Santana

8 de mai. de 2011

LOVE ME TENDER

Love Me Tender

Elvis Presley

Composição : Elvis Presley / Vera Matson

Love Me Tender Me Ame Com Ternura

Love me tender, Me ame com ternura,

Love me sweet, Me ame com doçura,

Never let me go. Nunca me deixe partir.

You have made my life complete, Você tornou minha vida completa,

And i love you so. E eu te amo tanto.

Love me tender, Me ame com ternura,

Love me true, Me ame de verdade.

All my dreams fulfilled. Todos os meus sonhos realizados,

For my darlin' i love you, Porque, meu amor, eu amo você,

And i always will. E eu sempre amarei

Love me tender, Me ame com ternura,

Love me long, Me ame por muito tempo,

Take me to your heart. Leve-me ao seu coração,

For it's there that i belong, Pois é lá que eu pertenço,

And we'll never part. E nós nunca nos separaremos.

Love me tender, Me ame com ternura,

Love me true, Me ame, de verdade

All my dreams fulfilled. todos os meus sonhos realizados,

For my darlin' i love you, porque meu amor eu amo vc

And i always will. e eu sempre amarei

Love me tender, Me ame com ternura,

Love me dear, Me ame querida ,

Tell me you are mine. Diga-me que você é minha.

I'll be yours through all the years, Eu serei seu durante todos os anos,

Till the end of time. Até o final dos tempos.

Love me tender, Me ame com ternura,

Love me true, Me ame de verdade,

All my dreams fulfilled. Todos os meus sonhos realizados.

For my darlin' i love you, Porque meu amor eu amo você,

And i always will. E eu sempre amarei.

 

 

 

Eternamente apaixonado!

3 de mai. de 2011

Brigas nunca mais.

O negócio é amar.

O Negócio É Amar

Aline Muniz

Composição : Dolores Duran/Carlos Lyra.

Tem gente que ama e vive brigando
E depois que briga acaba voltando
Tem gente que canta porque está amando
Quem não tem amor leva a vida esperando

Uns amam pra frente e nunca se esquecem
Mas são tão pouquinhos que nem aparecem
Tem uns que são fracos, que dão pra beber
Outros fazem samba e adoram sofrer

Tem apaixonado que faz serenata
Tem amor de raça e amor vira-lata
Amor com champanhe, amor com cachaça
Amor nos iates, nos bancos de praça

Tem homem que briga pela bem amada
Tem mulher maluca que atura porrada
Tem quem ama tanto que até enlouquece
Tem quem dê a vida por quem não merece

Amores à vista, amores à prazo
Amor ciumento que só cria caso
Tem gente que jura que não volta mais,
Mas jura sabendo que não é capaz

Tem gente que escreve até poesia
E rima saudade com hipocrisia
Tem assunto à beça pra gente falar
Mas não interessa, o negócio é amar